Adorar a Deus é reconhecê-lo, exalta-lo, colocando-o em seu devido lugar em nossas vidas. Adoração é a manifestação da reverência, é uma declaração profunda e sincera de amor.
É quando deixamos de lado a nós mesmos para entregar a Deus a mais elevada devoção.
Adorar é tão essencial quanto o ar que respiramos, pois é algo que faz parte de nós e é para isso que fomos criados, é uma expressão em forma de louvor, de atitudes, de oração, de sons, de palavras que vem do coração.
Quando uma pessoa entende que Deus o criou de forma única, o preparou e o amou enquanto ainda era uma massa informe no ventre, entende que Deus, deu seu Filho Jesus, para morrer por nós, por nossos pecados, nos redimindo e assim nos aproximando dele novamente, é algo maravilhoso. A vontade de adorar, o sentimento vem de uma forma que precisa ser expressa, em forma de louvor, de cântico, de palavras. A esse sentimento expressado, chamamos adoração.
A verdadeira adoração traz muitos benefícios, ela nos aproxima de Deus e traz Deus para mais perto de nós, pois alegra o coração de Deus. Quando adoramos a Deus, somos renovados, edificados; nesse momento o Espírito Santo nos visita, somos ministrados e fortalecidos.
Pois a adoração vai até o trono de Deus, não há mais barreiras, o véu foi rasgado. Você pode falar com Deus e Ele pode e quer ouvi-lo, Ele anseia por sua adoração. Adoração colabora para o crescimento espiritual, pois você dedica aquele tempo exclusivamente a Deus, é uma entrega, uma doação pessoal.
Adoração verdadeira é aquela que é feita não somente com os lábios, mas com o espírito. Quando sua alma engrandece a Deus, nesse momento de adoração você precisa estar voltado totalmente a Deus, focado com alma e espírito no ato de adorar, voltando os seus pensamentos somente a Ele. Esqueça o que está à sua volta, esqueça seus problemas nesse momento, deixe de lado tudo e simplesmente se entregue e adore. Muitos acreditam que devem louvar e adorar somente quando estão numa fase de vida tranquila, quando tudo está bem, mas não é a verdade. Adore quando tudo estiver mal, adore em meio aos problemas, adore em meio às situações adversas do dia a dia; adore apesar da tristeza, adore apesar da dor. É nesse momento que Deus mais quer e deseja receber a sua adoração, e é nesse momento que você mais será edificado e renovado.
Ainda que você não compreenda totalmente o amplo poder da adoração, adore.
Paulo e Silas, enquanto estavam na prisão, cantavam louvores e houve um grande terremoto que abalou alicerces, abriu portas e soltou grilhões.
“Pela meia-noite Paulo e Silas oravam e cantavam hinos a Deus, enquanto os presos os escutavam. De repente houve um tão grande terremoto que foram abalados os alicerces do cárcere, e logo se abriram todas as portas e foram soltos os grilhões de todos.”
Atos 16: 25-26
Eles estavam numa situação terrível e ainda assim louvaram, adoraram e é isso que Deus quer de você ainda que lhe pareça difícil. Adoração traz libertação, aviva o espírito, nos leva tão perto de Deus e nos coloca em seus braços. Nada pode conter sua adoração.
Não pare, não desista; Deus recebe sua adoração, Ele age enquanto você louva.
O ato de adorar move a mão de Deus a seu favor, veja o que fez o rei Jeosafá antes de sair para guerrear contra seus inimigos:
“Então Jeosafá se prostrou com o rosto em terra, e todo o Judá e os moradores de Jerusalém se lançaram perante o SENHOR, adorando-o.
E levantaram-se os levitas, dos filhos dos coatitas, e dos filhos dos coratitas, para louvarem ao SENHOR Deus de Israel, com voz muito alta.
E pela manhã cedo se levantaram e saíram ao deserto de Tecoa; e, ao saírem, Jeosafá pôs-se em pé, e disse: Ouvi-me, ó Judá, e vós, moradores de Jerusalém: Crede no SENHOR vosso Deus, e estareis seguros; crede nos seus profetas, e prosperareis;
E aconselhou-se com o povo, e ordenou cantores para o SENHOR, que louvassem à Majestade santa, saindo diante dos armados, e dizendo: Louvai ao SENHOR porque a sua benignidade dura para sempre.
E, quando começaram a cantar e a dar louvores, o SENHOR pôs emboscadas contra os filhos de Amom e de Moabe e os das montanhas de Seir, que vieram contra Judá, e foram desbaratados.”
II Crônicas 20:18-22.
Os cantores iam à frente dos guardas, louvando e adorando e perceba que enquanto eles adoravam, o Senhor agia em favor deles.
Adore ao Senhor com sua voz, com suas atitudes, com sua vida; com seu andar, com seu falar, com seus sentimentos e com seus dias. Se prostre diante Dele, louve ao Deus que te deu o sopro de vida e que te desperta todos os dias para viver o dia que Ele preparou para você, adorar a Deus faz parte da sua essência.
Seja grato e verdadeiro, sincero e desinteressado. Pois Deus procura verdadeiros adoradores que o adorem em espirito e em verdade. Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem.” (João 4: 23).
Encontre-se com Deus hoje através da verdadeira adoração.
Autor: Ana Lucia Salles